segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS



Este trabalho foi realizado com a metodologia hipotético-dedutiva, baseada na teoria de V. Chklovski, na sua obra “A Arte Como Procedimento”, com a linha teórica do pensamento através das imagens, analisando a imagem e suas expressões e impressões linguísticas presentes em diversas obras de artes plásticas para se verificar o seu funcionamento como linguagem visual.
Foram somadas a pesquisa de campo, do presente trabalho, a experiência e conhecimento profissional desenvolvidos em épocas precedentes a esta, o que facilitou bastante nas análises e nas investigações. Tenho trabalhado com a metodologia de integrar as artes ao ensino a cerca de sete anos em bairros como Horto, Frei Damião, Jardim Gonzaga, Aeroporto, Timbaúba, Centro, Salesianos, João Cabral, Pirajá e Triângulo, em Juazeiro do Norte no Ceará, e pude comprovar que é absolutamente eficaz. Através de recursos visuais pude ensinar língua estrangeira e portuguesa com maior facilidade a alunos de comunidades em estado de risco social. Não apenas crianças, mas jovens, adultos e idosos, e pude obter resultados completamente satisfatórios no aprendizado dos mesmos.
Foram elaborados questionários aplicados a crianças, jovens e adultos indagando a respeito da influência que as imagens e as artes exercem sobre elas. Também foram analisadas entrevistas realizadas com artistas locais inquirindo a importância das artes plásticas como linguagem visual.
Foi feita também uma pesquisa de campo, tendo como metodologia a união das artes plásticas tradicionais com a cultura popular e regional, na qual os alunos puderam ter acesso em escolas públicas ou através de ONGs. Até mesmo pessoas que não sabem ler nem escrever obtiveram resultados positivos no aprendizado com este método. Os melhores resultados foram obtidos quando somada esta pesquisa em aulas de informática que utilizava de recursos visuais de imagens no processo de aprendizado.
Foram pesquisadas algumas obras de artes plásticas procurando os pontos em comuns entre elas e as demais formas de linguagem. Algumas foram analisadas do ponto de vista histórico-significativo, outras foram estudadas de acordo com o significado que o criador tentou expressar e da cultura a qual fazem parte, além de influências regionais e sociais. Os procedimentos foram somados a uma pesquisa bibliográfica para servir de base condutora na prática. Desta forma foram feitas leituras e diversos fichamentos de textos de autores que pudessem auxiliar na pesquisa de campo além de textos que serviram como ferramentas de consulta, para posteriormente realizar uma análise mais apurada

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