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 APRESENTAÇÃO O trabalho de Arte deve transformar emoções,     sentimentos, conceitos, valores, significados culturais e sociais em     produtos elaborados a partir dos conteúdos pertinentes às linguagens     artísticas: música, teatro, dança e artes plásticas, desenvolvendo assim a     sensibilidade, percepção, imaginação e finalmente a criação. Para     que este processo aconteça, devemos considerar cada linguagem com seus     conteúdos específicos e com o mesmo valor dentro do grupo, e nunca uma área     servindo apenas de suporte às outras áreas ou linguagens.
 A manipulação da linguagem     artística deve ser encarada como um processo criativo, sempre flexível com     as possibilidades de mudança e ampliações e nunca como um mero ensinamento     de técnicas, fixo e imutável. Para que isto aconteça, o professor deve     estar ligado e envolvido com a linguagem que ensina, sendo também um     criador de imagens e objetos, um artista.             
 
 
 
 
 JUSTIFICATIVA
 Tendo em conta a desvalorização das Artes     Plásticas na sociedade atual e a sua importância lingüística e até mesmo     literária como linguagem visual, realiza-se este trabalho para esclarecer     pontos importantes e dar o devido mérito a um tema que recebe rejeição da     maior parte do público, pela desinformação ou desinteresse, em casos     particulares ou coletivos. Este âmbito das artes traz uma conjuntura     específica que abarca uma vasta área disciplinar, como a semântica, a     semiótica, a lingüística e muitas outras disciplinas que dizem respeito ao     estudo da linguagem, até mesmo, é claro, da própria área artística, tão     pouco difundida atualmente, mesmo estando presente nos diversos setores     sociais. Sejam eles em gráficos, imagens ilustrativas, logotipos e     logomarcas, símbolos em geral, estampas, ou qualquer atributo que     represente a linguagem visual. Sendo este ramo da arte o primeiro meio     de comunicação impressa da humanidade, representado pelas imagens     pré-históricas em cavernas, e presentes atualmente nos diversos meios de     comunicação, é de vital importância desmistificar a “Literatura Visual”,     representada na história por seus grandes mestres, como Jofra, Rafael, Miguel Ângelo, Leonardo D’a Vince e tantos outros que     representam com honra e méritos a glória da “Literatura Visual” no mundo. “Literatura Visual” é o melhor termo a     ser aplicado a esse conjunto de obras de arte, sendo que cada uma delas     representa uma história, uma mensagem, um texto. E deve ser ensinada como     tal nos centros de ensino fundamental e médio e até mesmo desde a tenra     idade, para assim auxiliar o processo de aprendizagem e comunicação que     existe nesta época. É importante salientar também, que desenvolvendo     esta capacidade na comunicação humana, haverá um equilíbrio dinâmico e     eficaz do hemisfério direito do cérebro que desenvolverá melhor e com muito     mais harmonia o esquerdo. Comprovado cientificamente, e publicado em     diversos artigos de revistas como a “Super     Interessante” e “Veja”,     informam que isto produz um grande avanço do indivíduo e da humanidade em     geral. OBJETIVO
 Tema: 
 Projeto     de Artes Plásticas 
 Objetivos Gerais·             Levar o aluno através da arte a adquirir uma visão     mais ampla do meio em que vive e desenvolver a sua capacidade de     transformação, desenvolvendo sua maturidade e consciência. ·             Entender os benefícios sociais e lingüísticos que as     artes plásticas oferecem e como podem ser usadas. ·             Compreender e avaliar a importância da arte na historia     do homem dentro do contexto histórico. ·             Conhecer o pensamento do artista e os valores de uma     determinada época para entendermos o que o levou a produzir determinada     obra. ·             Compreender valores que a verdadeira obra de arte     transmite através do tempo e espaço. ·             Aprender a ver, a interpretar, a analisar, a     comparar, falar ou transcrever sobre o que vêem, pensam e sentem. ·             Instrumentalizar o aluno para a vida para que toda a     bagagem por ele adquirida favoreça o seu crescimento como individuo. ·             Favorecer a integração do aluno a seu meio,     considerando o grupo como uma pequena fatia da sua sociedade, com valores     culturais, religiosos e raciais diferenciados. ·             Valorizar e estimular o trabalho coletivo e o     individual ao mesmo tempo. ·             Conservar e valorizar o material e equipamento individual     e do grupo, pois todo material são as ferramentas para a criação e     reprodução, sendo uma continuidade do próprio artista. ·             Inserir o aluno em um contexto mais humano,     incentivando a solidariedade e a ajuda aos menos favorecidos, através de     doações e trabalhos voluntários para o bem comum. ·             Tornar o aluno um profissional qualificado para     exercer funções como monitor, colaborador, instrutor ou professor e artista     profissional propriamente dito.      Objetivos Específicos
 ·             Analisar o que são as artes     plásticas e seu uso na contemporaneidade. ·             Investigar os recursos visuais     utilizados para a comunicação nas artes plásticas. ·             Compreender as formas e os objetivos     sociais e lingüísticos principais para que são usadas as artes plásticas e     em quais outros podem ser aplicadas. ·             Além de desenvolver as técnicas empregadas no curso,     desenvolver uma visão mais abrangente e crítica do mundo e do meio em que     vive e consequentemente reformulará uma estrutura superior de sua     personalidade que lhe ajudará no convívio social e desenvolverá virtudes     como a paciência e a tenacidade, indispensáveis para o desenvolvimento de     qualquer atividade. ·             Criar imagens e objetos com intenção de comunicar e     expressar idéias. ·             Entrar em contato com maior número possível de materiais,     ferramentas e equipamentos no decorrer das etapas. ·             Valorizar a diversidade de trabalhos, estimulando     soluções diferentes e diferenciadas. ·             Possibilitar o desenvolvimento do alfabeto visual,     favorecendo ao aluno a ter um domínio sempre crescente, através de     experiências acumuladas. ·             Oferecer ao aluno a utilização de um maior número de     atividades ou procedimentos: desenho, pintura, colagem, modelagem, gravura     e outros. ·             Adaptar as propostas sempre respeitando a faixa     etária, o ritmo e a bagagem de cada aluno sem descriminação alguma. ·             Fazer da sala de aula, um espaço, de experimentação,     de construção, de pesquisa, de criação e de troca de experiências. ·             Saber selecionar, eleger materiais e ferramentas     adequadas para cada projeto. ·             Conhecer e explorar as propriedades e possibilidades     expressivas inerentes a cada material, desde os tradicionais aos     alternativos. ·             Propiciar vivências fora da sala de aula, ampliando     os referenciais através de outros meios de apoio, como exposições,     audiovisuais, livros, encontros, aulas de campo ou acampamentos e outros     que venham ampliar a bagagem cultural do aluno. ·             Criar e perceber formas visuais nos espaços     bidimensionais e tridimensionais. ·             Conhecer a diversidades de formas de arte assim como     concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional. ·             Trabalhar os elementos básicos da linguagem visual:     ponto, linha, plano, forma textura, volume, cor, luz, movimento, ritmo,     espaço, traço e seus desdobramentos. ·             Trabalhar os procedimentos básicos da linguagem     visual: desenho, pintura, colagem, construção, instalação, historia em     quadrinhos, escultura, gravura, modelagem e outros. 
 
 
 PLANO     DE TRABALHO 
 Serão ensinadas     técnicas de esboço sombreamento e detalhes na arte-final do desenho e     pintura a lápis e em tela a óleo, sendo na parte teórica e na prática com     desenvolvimento de atividades e exercícios; técnicas de ampliação, anatomia     humana e animal, natureza-morta, paisagens e cenários, e florais.  
 Metas As principais     metas são de formar profissionais de desenho e pintura e expor os seus     trabalhos em galerias e comercializa-los para que o aluno possa tornar-se auto-suficiente     como artista profissional. Também serão desenvolvidos estágios preparatórios     para que o aluno se prepare para se tornar professor, onde o mesmo poderá     atuar voluntariamente em comunidades menos favorecidas sob custódia de um     orientador por tempo determinado, visando, assim, dar oportunidade a outras     pessoas. Uma vez formado, o aluno se tornará professor apto a assumir e     ministrar para uma turma, onde se cobrará uma taxa bastante acessível para     qualquer indivíduo, seja ele de baixa renda ou não. Ainda será criado um     sistema de cotas, onde se integrarão uma quantidade determinada de alunos     bolsistas, que não tem condições de contribuir com as mensalidades mínimas.     Serão lançadas também ofertas promocionais, como a de o aluno que ingressar     dois alunos como dependentes do mesmo pagar apenas a metade das     mensalidades e o aluno que ingressar quatro alunos tornar-se insento de     mensalidades. É idealizado um número estipulado de 20 alunos por turma,     sendo que caso exceda o número previsto é necessário haver um remanejamento     de horários ou criação de novas turmas de acordo com o número de     professores ou disponibilidade do local. Metodologia e Estratégias de ação As aulas serão     divididas em duas partes: teoria e prática. Na primeira parte, os alunos     receberão os procedimentos didáticos e técnicas através de apostilas e     aulas expositivas para o desenvolvimento de seus trabalhos na prática; as     aulas teóricas serão expostas de forma dinâmica com contextualização     histórica e interdisciplinaridade com uma didática voltada     diferenciadamente para as diversas faixas etárias; serão realizados     exercícios de fixação e avaliações escritas, onde se estabelecerá uma média     relativa de nota sete nas avaliações. Na parte prática, os alunos     desenvolverão de forma progressiva as formas e técnicas que aprenderam na     teoria para a criação e desenvolvimento em atividades práticas, na     realização de obras de arte propriamente ditas, nesta etapa serão feitas     avaliações periódicas das obras, somando-se as notas da teoria com as da     prática.  Os alunos se basearão, na     prática, em imagens de obras e figuras de outros artistas, apresentados em     revistas e pastas de catálogo, para empregar as técnicas que aprenderam,     criando seu próprio portfólio, para finalmente serem capazes de realizar     suas próprias composições através de montagens, reproduções de fotos reais,     imagens ao vivo, ou da própria imaginação com as técnicas que aprendeu. Atividades O curso será desenvolvido     aos Sábados em dois turnos (manhã e tarde), nos horários de 08:00h as     12:00h e de 12:00h as 16:00h. Estes horários poderão ser ampliados ou     modificados de acordo com as necessidades do curso e as disponibilidades da     instituição, onde serão desenvolvidas as metodologias e registrado a carga     horária de cada aluno de acordo com o grau de aproveitamento, gerando assim     um equilíbrio individual e coletivo, onde o aluno terá um progresso e     acompanhamento individual. O aluno que tiver um aproveitamento insuficiente     necessitará de um acompanhamento maior, sendo prolongado o tempo mínimo da     etapa em que se encontra até que o mesmo possa atingir a média de aproveitamento     das atividades. Só poderá receber o certificado de conclusão referente à     determinada etapa o aluno que a concluir com êxito e aproveitamento     satisfatório a referida etapa de curso, da mesma forma, só será possível a     realização de uma etapa mais avançada o aluno que for avaliado     satisfatoriamente na etapa anterior. 
 Resultados e Impactos Esperados A arte como fator     indispensável do ser humano ajuda a desenvolver partes do cérebro humano     que não são utilizados normalmente ou que apresentam desequilíbrios de seus     hemisférios, desta forma ocasiona-se um equilíbrio e desenvolvimento dos     coeficientes intelectuais e emocionais do indivíduo aumentando assim a     percepção e a capacidade de avaliação e auto-avaliação, bem como aptidões     como concentração, atenção e boas disposições em geral para o     desenvolvimento de quaisquer atividades que causarão impactos favoráveis     para o aproveitamento da disciplina ou de quaisquer disciplinas que se     possa desenvolver. Busca-se assim uma transformação do individuo não apenas     no grupo e sim em toda a sociedade como um agente transformador. As artes     plásticas, por serem muito abrangentes, englobam diversas matérias como a     geografia, física e química, anatomia, matemática, linguagem em geral,     teologia, sociologia, psicologia, filosofia, biologia, botânica,     astronomia, simbologia etc.etc.etc., onde se encontram as bases de seu     desenvolvimento que são toda a base do conhecimento humano refletidos     através de suas experiências e comprovações práticas, tudo isso é     reproduzido através da arte. Desta forma o aluno aprenderá a encontrar as     bases em formas geométricas tridimensionais, bidimensionais ou     unidimensionais, através do estudo de retas e ângulos; poderá dizer que     “Uma imagem vale mais que mil palavras” e aprenderá a poesia e a literatura     das imagens expostas nas coisas mais simples e aprenderá a ler e     interpretar a mensagem que qualquer artista expõe em suas obras, o que para     uns parece ser um simples quadro pode representar uma grande história. 
 
 
 Riscos     e Dificuldades a Serem Enfrentadas Como maior     dificuldade no ensino pode-se destacar a evasão causada pela falta de     persistência ou de interesse de determinados alunos. Porém o que realmente     faz a diferença não é a quantidade e sim a qualidade dos alunos     ingressados, onde apenas aqueles que definem seus próprios objetivos são     capazes de perseverarem para concretizá-los. Assim, se elabora um sistema     de fluxo contínuo de alunos com reposição através da divulgação.  Devido a     diversidade de faixas etárias, de classes, etapas, etnias ou afinidades, pode     haver preconceitos, bullins, desentendimentos     ou desavenças entre os alunos cabendo ao instrutor, professor e orientador     manter a ordem com as devidas orientações e esclarecimentos, tomando     medidas enérgicas ou sanções, se for o caso, para que se possa haver     harmonia e organização para se chegar ao objetivo principal do curso. É necessário     também o apoio e a colaboração de todas as partes envolvidas neste projeto,     seja de apoio moral, material ou profissional, cuja carência de qualquer     uma destas partes gera inevitavelmente resultados não satisfatórios e     inconvenientes indesejáveis. Pode-se citar aqui um fator indispensável para     o aproveitamento do aluno que é o lanche solicitado na instituição, sem o     qual o aluno se torna impaciente e inquieto, com dificuldades de     concentração e indisposição para as atividades, principalmente porque a     maior parte dos alunos se trata de poder aquisitivo muito baixo,  com pais que possuem dificuldades     financeiras. É necessário que haja pelo menos um lanche para os alunos em     cada turno. Caso os professores ou instrutores necessitem passar o dia     inteiro na instituição é necessário que a mesma forneça, se possível, uma     refeição para os mesmos de acordo com as disponibilidades, para que não aja     prejuízo de tempo ou transtornos em translado desnecessários. Fatores     individuais como a família, falta de dedicação do aluno, fatores  sociais diversos, falta de afinidades,     desvalorização, indisciplina, e diversos outros fatores podem ocasionar e     acarretar a evasão o descumprimento do aluno nas atividades e o     prolongamento desnecessário do curso, devendo serem resolvidos da forma     mais ética e equilibrada possível, havendo a conciliação, intervenção,     orientação, sanção, ou qualquer atitude benéfica para o devido caso. 
 
 
 
 
 
 Material     Didático a Ser Utilizado no Projeto Cada aluno de     desenho e pintura a lápis necessitará de folhas de papel ofício e de folhas     de 60 kg     A4, uma pasta de catálogo contendo 20 a 50 sacos, uma prancheta, lápis HB e     2B, borrão macio e flexível, quadro de horário horizontal, régua, estilete,     e uma apostila. Destes materiais, são acrescentados apenas os lápis-de-cor     para a pintura em lápis. A     apostila deve ser providenciada e xerocada para disposição dos alunos. É necessária     a elaboração e impressão das pastas de catálogo para o desenvolvimento do     curso. Também se necessita de materiais de apoio, como pincéis para quadro     branco, canetas esferográficas, apagador, álcool, folhas de ofício e     impressões de exercícios, avaliações, lista de freqüência, controle de notas     e mensalidades, e materiais de apoio não especificados. O material de     pintura em tela será especificado a parte com o professor, devido ao seu     número muito extenso e variável. Bolsistas possuem material diferenciado. O     Pensamento Artístico e os Conteúdos O conteúdo é     adquirido pelo aluno e construído em etapas durante seu crescimento no     curso. É desenvolvendo, relacionando e aprofundando estes conteúdos, que o     aluno vai construindo seu pensamento artístico. Os trabalhos feitos pelos     alunos vão ao longo do desenvolvimento se transformando, de acordo com as     condições que cada um apresenta em concretizá-las. Sempre     respeitando a faixa etária, condição social, ritmo e sua bagagem cultural. Estes conteúdos     são norteados por três áreas de estudos: 1. O Fazer Artístico: Toda     a produção de imagens e objetos confeccionados através da manipulação de     materiais e ferramentas (técnicas e processo) 2.      A História da Arte: ·   Momento     histórico, a cultura regional, nacional e internacional. ·        Os estilos, movimentos, artistas reconhecidos e     valorizados. ·        A preservação da obra como importância cultural,     social e política. ·        O local de origem da obra de arte, onde ela mora hoje     (acervo e museu). 3. O olhar e o     senso crítico: ·                   Aprender a olhar, observar, refletir, perceber,     analisar, comparar e avaliar todo o trabalho realizado pelos artistas,     assim como feito pelos próprios alunos, sejam eles crianças, jovens,     adultos e idosos ou mesmo por indivíduos com necessidades especiais. ·                         Valorizar sua qualidade estética, descobrir suas     mensagens e seus significados, compreendendo assim a sua intenção. 
 
 Taxa de Inscrição e Mensalidades O valor de cada etapa dos cursos será     cobrado de forma individual sendo de R$15,00 e 2kg de alimentos não perecíveis     para o curso de desenho; R$20,00 e dois kg de alimentos para o curso de     pintura a lápis e de R$25,00 e 2kg de alimentos para o curso de pintura em     tela a óleo. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 PLANO DE MÍDIA É necessário a divulgação periódica     através de distribuição de panfletos informativos, cartazes e, quando     possível, divulgação em emissoras de rádio e televisão e carros de som. Os     panfletos serão distribuídos em escolas, praças e locais públicos; os     cartazes poderão ser pregados em escolas, lojas e instituições afins. Se     não for possível arcar com taxas de divulgação em emissoras de rádio e     televisão poderão ser propostas reportagens para expor e divulgar o     projeto. Se for possível a divulgação em carros ou sistemas de som é     necessário que estes permaneçam ativos até o preenchimento de turmas ou o     tempo que for disponível. 
 CRONOGRAMA A duração de cada curso é de forma     indeterminada e vai desde o ingresso do aluno no curso até a obtenção de     avaliações satisfatórias, sendo que o tempo é medido pelo progresso do     aluno. Contudo se é preestabelecido um tempo mínimo de duração, sendo de     seis meses mínimos para o curso de Desenho e seis meses para o curso de     pintura a lápis e um ano para a pintura em tela. O estágio     preparatório como instrutor é de seis meses completos e o tempo como     professor é indeterminado, sendo este de acordo com as disposições do     mesmo, da instituição e do coordenador. 
 
 
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