segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Modernismo Norte-Americano


Modernismo Norte-Americano

A diversidade de tendências que aparecem na virada do século era sintomática de uma crise de valores tanto na arte como na sociedade, e do desejo de uma renovação completa. Reagia-se contra o historicismo e convencionalismo do modelo artístico acadêmico que dominara desde fins do século XVIII, contra os regionalismos e nacionalismos que já não faziam sentido numa era internacionalista de acelerado progresso tecnológico e que dava margem a grandes sonhos de progresso cultural e social.

Questionava-se o valor da Religião, do Estado, do comportamento burguês, das formas de arte figurativa que pareciam se referir a uma cultura decadente e conservadora. A literatura e o teatro quebravam tabus estéticos e temáticos, as mulheres reivindicavam direitos políticos, e a atmosfera geral era de intensa agitação, abalando os fundamentos de todo um universo cultural tradicional que evidentemente estava à beira do colapso. A I Guerra Mundial não passou, em certo sentido, do resultado previsível desse conflito, como espelho da busca por uma abertura social que a cultura já prefigurava na multiplicação dos estilos artísticos.

Neste ínterim, em 1913 acontecia em Nova Iorque uma exposição que é por muitos considerada o marco inaugural do Modernismo norteamericano. Realizada nos arsenais da Guarda Nacional, foi conhecida como a Armory Show. Foi organizada pela Association of American Painters and Sculptors e apresentou a arte moderna internacional (Impressionismo, Fauvismo, Cubismo) para o grande público, até então mais acostumado ao Realismo e às derradeiras manifestações do Academismo. A exposição causou um choque tremendo na cultura novaiorquina, e logo repercutiu nacionalmente. Não demorou para que os artistas fossem acusados de embusteiros, imorais, insanos e anarquistas.

Apesar dos protestos até do presidente Theodore Roosevelt, as autoridades não interferiram, e a influência do evento sobre os artistas locais foi enorme, estimulando a formação de grupos de vanguarda, as pesquisas estéticas mais radicais e a assimilação de elementos da cultura negra, caribenha, asiática e outras, até então desprezadas. Logo em seguida se formam diversos grupos cuja meta central é desenvolver um Abstracionismo pleno inspirado no Cubismo e no Suprematismo europeus. Muitos são os artistas ativos nesse momento de transformação radical da visualidade, aqui citamos apenas um punhado: Georgia O’Keeffe, Paul Strand, Max Weber e Abraham Walkowitz, Stanton Macdonald-Wright, Patrick Henry Bruce, Morgan Russell, Joseph Stella, Charles Sheeler, Andrew Dasburg, Charles Demuth, Arthur Dove. Eles são a origem do que se conheceria mais tarde como a Escola de Nova Iorque.

O movimento negro também adquire força através da chamada Renascença do Harlem, centrada na defesa dos direitos humanos e na correção das desigualdades sociais que afligiam as comunidades afro-americanas. Seus líderes foram Aaron Douglas e o fotógrafo James VanDerZee, contando com a participação de muitos outros como Romare Bearden, Jacob Lawrence e Palmer Hayden.

A vitória dos EUA na I Guerra foi decisiva para que o Modernismo norteamericano se desenvolvesse de uma forma distinta do seu correspondente europeu. Longe do terror que se abateu sobre a Europa e com uma economia impulsionada pela indústria, os Estados Unidos saem da guerra numa posição fortalecida no cenário mundial, originando um sentimento geral de autoconfiança e indiretamente estimulando as vanguardas como uma forma de assegurar a independência cultural em relação à Europa. Esse clima de otimismo não desapareceu de todo ao longo da Grande Depressão de 1930, ainda que encontrasse céticos especialmente entre a geração mais velha dos modernistas, que em parte se retraiu. Apesar da falência da economia, os programas de ajuda social do New Deal lançados pelo governo contemplam também os artistas, e eles se sentiram unidos em torno de um objetivo comum de reconstrução nacional e de fazer uma arte americana para os americanos. É a fase do muralismo norteamericano, inspirado na tradição renascentista italiana e no exemplo do muralismo socialmente engajado dos mexicanos Diego Rivera, José Orozco e David Siqueiros.

A conclusão da ferrovia Santa Fe Railroad em 1935 integrou definitivamente o país interligando a costa oeste com a costa leste. Em torno de Santa Fe e Taos se formam comunidades de artistas importantes cujos temas focavam a paisagem e o povo local.

Fonte:
 Wikipédia


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