segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

5. A ARTE COMO PROCEDIMENTO



 

5.1. Linguagem Visual X Linguagem Escrita



Se a linguagem se define como as diversas formas de expressão para emitir ou receber qualquer tipo de informação, nela estão incluídos também as diversas manifestações artísticas como a fotografia, o cinema, o teatro, o desenho, as ilustrações, a caricatura, a música, a literatura e muitas outras que nos proporcionam um sistema de sinais que servem como meios de comunicação.
Considerando que a linguagem se divide em linguagem verbal e linguagem não-verbal, podemos dizer que ambas expressam determinados sentidos se utilizando de “signos”, tais como: sons, formas cor, gestos, etc. Mesmo quando utilizamos a linguagem verbal, anexamos a ela, também, a linguagem visual, através de gesticulações, expressões faciais, movimentos diversos ou indicações de imagens em si. Podemos perceber, então, que os diversos tipos de linguagem estão, de certa forma, interligados entre si, como que determinado tipo de linguagem vem a complementar um outro que está em uso no determinado momento. Sendo assim, os diversos tipos de linguagem não são completamente autônomos e independentes, pois necessitam interagir em nossa mente para poder promover o sentido.
É necessário estabelecermos uma comparação entre os dois tipos de linguagem mais comuns para que possamos compreender melhor essa analogia dialógica, comparando alguns exemplos de linguagem verbal e linguagem visual. Podemos destacar: o texto narrativo, rádio, diálogo, carta, reportagem no jornal escrito ou televisionado, bilhete, revista como linguagem verbal, como exemplos de linguagem visual podemos citar: semáforo, apito do juiz numa partida de futebol, a dança, o aviso de “silêncio”, placas de trânsito, entre outros. Já nos casos de charges, cartoons, anúncios publicitários e Internet (site), etc., a linguagem é ao mesmo tempo, verbal e não-verbal, isso também ocorre nos casos da televisão, livros e revistas, ou qualquer outro tipo de linguagem verbal que se utiliza de recursos visuais. Desta formas verificamos que a linguagem também se estabelece com interseção, com uma forma interagindo com outros tipos de linguagem ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!