domingo, 12 de fevereiro de 2012

Monografia Sobre As Artes Pásticas como Linguagem Visual - 1 INTRODUÇÃO


 

Sendo a presente monografia pertencente à área de linguagem, especificamente a visual, foram feitas experiências e pesquisas de campo com artistas da cidade de Juazeiro do Norte, na região sul do Ceará, para que fossem comprovados os embasamentos teóricos utilizados para a fundamentação deste trabalho. A pesquisa de campo será tratada nos últimos capítulos, mas antes tratarei de alguns artistas presentes em determinados períodos históricos e algumas teorias aplicadas ao tema principal das artes plásticas como linguagem visual.
Será abordado o tema das artes plásticas e seu uso na contemporaneidade, pré-estabelecido no projeto de pesquisa, onde será abordado o foco principal na obra de Victor Chklovski na obra: “A Arte Como Procedimento”, para se estabelecer uma análise linguística da linguagem visual presente nas artes plásticas e fazer comparações com conceitos de outros autores a respeito do tema.
No início do primeiro capítulo será feito um breve percurso histórico de alguns períodos das artes plásticas desde o início do século XX, expondo alguns autores e obras de cada período. Este capítulo é dividido em três seções, na segunda seção temos um estudo sobre o que são As Artes Plásticas e a Linguagem Visual, estabelecendo a relação exercida entre ambas, com base nos estudos de Vasquez (1999), Pinheiro (2008), Peixoto (2003), Fiorin (2002) e o próprio Chklovski (1925). Na terceira parte do primeiro capítulo será tratado o estudo da Arte e Imagem, como a base principal da linguagem visual, para isso nos utilizaremos dos estudos de Chklovski e das referências que ele faz de outros autores como Ovisianiko-Kulikovski, Potebnia, e Platão.
O segundo capítulo também é dividido em três seções, baseando-se nos recursos visuais utilizados para a comunicação nas artes plásticas. No começo deste capítulo é feito um levantamento dos elementos de composição da obra de Arte Plástica. Como esta é uma área mais estudada no Curso de Artes Plásticas, desta forma, os estudiosos são do mesmo ramo, sendo por isso não muito comuns no curso de Letras. Destacamos Bertin, Edward Tufte, Dondis, Gibson, Santaella e Bueno. Na segunda parte deste capítulo, será feita uma breve análise das influências da linguagem visual. O capítulo será encerrado com o estudo sobre a comunicação através das Artes Plásticas. É feita uma comparação dos conceitos de Saussure com Chklovski e agregado o ponto de vista de Bentes e Marcuschi, então são feitas análises das obras de alguns autores renomados das Artes Plásticas com os conceitos de tais autores.
O terceiro capítulo é uma referência à obra de Chklovski, “A Arte Como Procedimento”, com o mesmo título, e busca compreender procedimentos efetuados pela arte em seu processo de funcionamento e expressão como linguagem. Este capítulo é divido em quatro seções. Na primeira se estabelece a relação existente entre a linguagem verbal e a linguagem escrita. Na segunda parte se iniciam as análises de obras de artes plásticas propriamente ditas, do período do Renascimento, o que foi um período de maior influência mundial nas artes e na linguagem. A partir deste ponto, são inseridos no trabalho imagens de obras de arte que facilitam a compreensão dos caracteres linguísticos e visuais. É feita uma breve contextualização para poder chegar as análises. Em seguida é feito um estudo sobre o Movimento Anti-Artístico iniciado no século XIX e a atuação dos artistas que tentam desconstruir os resultados negativos deixados por esse movimento no mundo. Destacamos pensamentos de Bueno, Fascioni e James Joyce como base fundamental nestes estudos.
Como as obras de arte plásticas são inúmeras, são inseridas imagens de apenas algumas obras de arte e artistas para servir de exemplo e fundamentação. Busca-se com isso identificar os fatores que influenciam direta ou indiretamente na aquisição, desenvolvimento e compreensão da linguagem visual através das imagens presentes nas obras de Artes Plásticas.
Na parte quatro do terceiro capítulo, são apresentados os resultados da pesquisa feita com os artistas de Juazeiro do que mais exercem influência da linguagem visual na cidade e na região, sendo alguns deles até mesmo reconhecidos e estudados no exterior, em países como Estados Unidos, França, Alemanha, Portugal, Espanha, dentre outros. Destacam-se artistas como Karimai e seu discípulo Petrônio. Usei como base uma entrevista realizada pelo Jornal “O Berro”, datada do ano 2000, onde o repórter Reginaldo Farias, de Juazeiro do Norte, realizou a entrevista com os dois artistas. Também me ajudou muito na realização das análises o fator de eu conhecer os trabalhos desenvolvidos por Karimai, quando este ainda era vivo, antes de realizar esta pesquisa. São inseridas imagens de diversas obras de Karimai e de Petrônio para expor o tipo de linguagem que eles utilizam e a variação presente nas composições.
Ainda na quarta parte do terceiro capitulo é realizado um estudo das obras de Saulo Romero, como representante da pintura comercial, é feito, em seguida, um pequeno esclarecimento da cultura do Hip- Hop para um estudo sobre o Graffiti, como expressão de linguagem visual, inserindo imagens dos mesmos respectivamente. Também é realizado um estudo sobre a expressão da tatuagem como forma de linguagem visual desde os usos indígenas até os urbanos, com ilustrações de algumas tatuagens e seus significados.
No último capítulo são realizadas as considerações finais com algumas imagens de estilos diferentes de obras de autores do período contemporâneo. São feitas análises dos benefícios oferecidos pelas Artes Plásticas como linguagem visual para a sociedade Brasileira atual.

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