O Tarô é o Pai dos nossos atuais jogos de cartas e a sua origem perde-se nas noites dos tempos. Conta uma lenda que : Antes do desaparecimento de Atlândida sob as águas, os sábios previram a tragédia e saíram em busca de outros povos para transmitir seus ensinamentos e passaram para os sacerdotes do Egito todo o conhecimento da civilização atlante, dentre os quais o Tarô.
Naquela época, a ciência e a religião se achavam confundidas num só estudo, e todos os sábios, engenheiros, médicos, arquitetos, oficiais superiores, escribas, etc. , chamavam-se "Iniciados". As instruções em todos os graus eram dadas nos templos, a instrução mais elevada era dada no "Grande Templo do Egito" , e a mais importante era a Astronomia que não era separada da Astrologia. Visando manter em segredo os mistérios da "iniciação", os mestres ensinavam aos seus discípulos, por meio de pequenas lâminas de ouro que representavam os meses, as estações, os sígnos do Zodíaco, os planetas, o Sol, etc.. Dessas lâminas surgiram as "Cartas do Tarô", O Tarô é um alfabeto simbólico, mágico, arquetípicos do ser humano, diagrama da vida terrestre, mensagem do inconsciente, uma ponte entre a alma e o espírito. Tarô significa "Rota" ou, ainda, direção a ser tomada. O conjunto de 78 cartas que denominamos de arcanos (mistério, oculto, o que precisa ser desvelado) está dividido em dois grupos : 22 símbolos principais denominados arcanos maiores que designam a vontade humana, seus anseios, idéias, potencialidades, probabilidades, e 56 símbolos secundários denominados de arcanos menores que determinam a direção e os objetivos conceituados nos arcanos maiores. Um se relaciona com a VIDA, o arquétipo das idéias, e o outro com a FORMA, o arquétipo da realização. Ambos os conjuntos relatam a experiência humana: a construção do futuro. O tarô é um oráculo baseado na estrutura mental do ser humano, dos fatos naturais de acontecimentos da vida: tudo tem começo, meio e fim. Os símbolos do tarô são transposições arquetípicas de nosso comportamento. Tudo em nossa existência pode ser encontrado nos arcanos do tarô, basta saber ler este maravilhoso alfabeto mágico. Os 22 arcanos maiores, formam um conjunto de símbolos estruturados com atributos evolutivos e sintomáticos, caracterizando-se pela complexidade ornamental. Os 56 arcanos menores, formam outro conjunto de símbolos estruturados com atributos sinalizadores e seccionados em quatro níveis, caracterizando-se pela simplicidade. Os arcanos maiores se reportam à mente abstrata, ao mundo subjetivo, aos poderes da criação, diretos e árbitros, que a consciência manipula para seu universo; os arcanos menores se lançam à mente racional, ao mundo do objeto, aos poderes da concretização, independente da vontade e ação dos primeiros . Os arcanos maiores representam a energia de uma situação e os arcanos menores a forma dessa energia .
Os arcanos maiores são estruturados com 21 arcanos numerados e 01 arcano sem número que é considerado por uns como 0 (Zero) , e por outros como o 22 ( para facilitar o raciocíonio, prefiro mantê-lo no 22 ), totalizando 22 arcanos; todos contêm nome e simbologia extremamente diferentes.
Juntos, formam uma cadeia simbólica, individual e evolutiva, sempre com o arcano numericamente sucessor. O arcano 01, O Mago (livre-arbítrio, início), evolui simbólica e sintomaticamente para o Arcano 02, A Sacerdotisa (reflexão, passividade). Por sua vez o Arcano 02, A Sacerdotisa, evolui para o Arcano 03, A Imperatriz (dedução, desenvolvimento), este para o Arcano 04, O Imperador (controle, autoridade), e assim, sucessivamente até o último arcano numerado - o arcano 21, O Mundo (conclusão, realização). Complementando o circuito evolucional surge o arcano Sem Número, O Louco (nada, vácuo), revelando-se um elo de ligação entre o arcano 21 e o arcano 01 para a formação de uma nova fase de ação e/ou desejo; este processo simboliza uma ponte entre o fim e o começo, o passado e o futuro, a continuidade da vida. Todos os arcanos maiores se reportam ao eterno ciclo natural da existência: Começo-Meio-Fim... , Passado-Presente-Futuro, Nascimento-Vida-Morte ... e assim eternamente na vida humana e cósmica.
De forma resumida, seus significados saõ os seguintes :
Os arcanos menores são estruturados em quatro séries de 14 arcanos (4 x 14), denominados de naipes ( Ouros, Espadas, Copas e Paus ), totalizando 56 cartas. Cada série contém quatro arcanos denominados de "Côrte": Pajem, Cavaleiro, Rainha e Rei, e mais dez arcanos numerados de 01 (Ás) ao 10.
As quatro séries são as seguintes: - Ouros ( plano material ) - Espadas ( plano mental ) - Copas ( plano sentimental ) ou emocional - Paus ( plano transcendental )ou espiritual Formam cadeias simbólicas sinalizadoras e lineares do Pagem ao Rei, seguida do Às ao 10. Ao contrário dos arcanos maiores, não têm função cíclica, delimitam a trajetória de um determinado plano: material, mental, sentimental ou espiritual. Embora a Côrte e os numerados tenham evolução entre si, cada qual representa um aspecto individual e particular de manifestação da série correspondente; a Côrte também pode simbolizar personalidades ou pessoas, contudo, dão uma visão mais ampla da situação. Um fator interessante nos arcanos menores é que temos dois conjuntos distintos e autônomos: dezesseis arcanos da Côrte e quarenta arcanos numerados; porém, se retirarmos o simbolismo dos quatro elementos (terra, ar, água, fogo) contidos nas cartas dos naipes de Ouros, Espadas, Copas e Paus, restarão somente 4 figuras distintas: Pajem, Cavaleiro, Rainha e o Rei, e mais dez cartas numeradas de 1 (Ás) a 10. Na realidade temos somente três fatores simbólicos para serem analisados: as figuras da Côrte, a seqüência numérica, e ambas tendo como pano de fundo os quatro elementos: terra (Ouros), ar (Espadas), água (Copas) e fogo (Paus). Cada ser humano possui dentro de si os quatro elementos e, por consequência, os quatro naipes, com suas respectivas características, apenas a proporção com que estes se manisfestam em cada indivíduo é que diferencia a opção por um ou outro naipe, por uma ou outra carta. Isso faz com que adotemos diversos comportamentos ante as diferentes situações, porém as características do naipe (elemento) dominante prevalecem sobre os demais. De acordo com esses fundamentos podemos classificar as pessoas em quatro grupos distintos conforme abaixo:
O estudo desses significados é muito importante para que se possa compreender melhor as oscilações de cada jogo e as características pessoais de cada consulente.
Afim de identificar as pessoas que aparecem num jogo, é também muito importante o estudo dos naipes e sua associação com a aparência física de cada um dos quatros grupos da tipologia humana . Essa interpretação, geralmente é feita da seguinte forma:
- Figuras de Ouros: Pessoas de pele clara, de cabelos louros, ruivos-claros ou brancos, de olhos azuis-claros ou verdes.
- Figuras de Copas: Pessoas claras, mas de cabelos levemente mais escuros e pele menos clara que as de ouros. Olhos azuis, castanhos claros ou avermelhados.
-Figuras de Paus: Pessoas de cabelos castanho-vivo, olhos castanhos e pele morena.
- Figuras de Espadas: Pele bem escura, cabelos negros brilhantes e olhos negros.
Obs : As ilustrações dos arcanos menores, torna-se desnecessária, uma vez que são os mesmos das cartas do baralho comum, com exceção dos quatro cavaleiros .
O Jogo de Tarô, não é dos mais fáceis, além da interpretação de seus símbolos, cores, números, naipes, há ainda a interpretação da carta em separado, antes de uní-la ao conjunto do jogo e interpreta-la como um todo.
Durante a leitura do Tarô, tanto o Tarólogo como o consulente, devem manter uma boa concentração, para evitar erros, o trabalho deve ser feito de maneira séria e nunca utilizá-lo como um passatempo. Um erro de interpretação, pode prejudicar a vida de uma pessoa e caso isso ocorra, o seu carma recairá sobre o Tarólogo e este terá de pagá-lo.
Uma das formas mais comuns de consultar o tarô, consiste em embaralhar as cartas, concentrar-se na pergunta, retirar do maço uma carta aleatóriamente e interpretrar o seu significado. Nem sempre é possível ter um Tarólogo à disposição, então disponibilizamos aqui um sistema virtual com o qual você mesmo(a) fará a sua consulta. O clique do mouse irá buscar aleatóriamente uma carta e interpretá-la para você. Com a mesma magia e sincronicidade de uma consulta tradicional.
|
Cursos de desenho, pintura e musica; obras de arte, poesias, eventos artisticos e culturais, cultura popular, videos, fotos e muito mais!
domingo, 8 de abril de 2012
Tarô
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!