sexta-feira, 12 de agosto de 2011

PROJETO DE DESENHO E PINTURA COM FOTOS DE ALUNOS E PROFESSORES


 O trabalho de Arte deve transformar emoções, sentimentos, conceitos, valores, significados culturais e sociais em produtos elaborados a partir dos conteúdos pertinentes às linguagens artísticas: música, teatro, dança e artes plásticas, desenvolvendo assim a sensibilidade, percepção, imaginação e finalmente a criação. 
Para que este processo aconteça, devemos considerar cada linguagem com seus conteúdos específicos e com o mesmo valor dentro do grupo, e nunca uma área servindo apenas de suporte às outras áreas ou linguagens.


A manipulação da linguagem artística deve ser encarada como um processo criativo, sempre flexível com as possibilidades de mudança e ampliações e nunca como um mero ensinamento de técnicas, fixo e imutável. Para que isto aconteça, o professor deve estar ligado e envolvido com a linguagem que ensina, sendo também um criador de imagens e objetos, um artista. 


 Tendo em conta a desvalorização das Artes Plásticas na sociedade atual e a sua importância linguística e até mesmo literária como linguagem visual, realiza-se este trabalho para esclarecer pontos importantes e dar o devido mérito a um tema que recebe rejeição da maior parte do público, pela desinformação ou desinteresse, em casos particulares ou coletivos.


 Este âmbito das artes traz uma conjuntura específica que abarca uma vasta área disciplinar, como a semântica, a semiótica, a lingüística e muitas outras disciplinas que dizem respeito ao estudo da linguagem, até mesmo, é claro, da própria área artística, tão pouco difundida atualmente, mesmo estando presente nos diversos setores sociais. Sejam eles em gráficos, imagens ilustrativas, logotipos e logomarcas, símbolos em geral, estampas, ou qualquer atributo que represente a linguagem visual. 

 Sendo este ramo da arte o primeiro meio de comunicação impressa da humanidade, representado pelas imagens pré-históricas em cavernas, e presentes atualmente nos diversos meios de comunicação, é de vital importância desmistificar a “Literatura Visual”, representada na história por seus grandes mestres, como Jofra, Rafael, Miguel Ângelo, Leonardo D’a Vince e tantos outros que representam com honra e méritos a glória da “Literatura Visual” no mundo.
 “Literatura Visual” é o melhor termo a ser aplicado a esse conjunto de obras de arte, sendo que cada uma delas representa uma história, uma mensagem, um texto. E deve ser ensinada como tal nos centros de ensino fundamental e médio e até mesmo desde a tenra idade, para assim auxiliar o processo de aprendizagem e comunicação que existe nesta época.
 É importante salientar também, que desenvolvendo esta capacidade na comunicação humana, haverá um equilíbrio dinâmico e eficaz do hemisfério direito do cérebro que desenvolverá melhor e com muito mais harmonia o esquerdo. Comprovado cientificamente, e publicado em diversos artigos de revistas como a “Super Interessante” e “Veja”, informam que isto produz um grande avanço do indivíduo e da humanidade em geral.

 Projeto de Artes Plásticas

Objetivos Gerais

·         Levar o aluno através da arte a adquirir uma visão mais ampla do meio em que vive e desenvolver a sua capacidade de transformação, desenvolvendo sua maturidade e consciência.
·         Entender os benefícios sociais e lingüísticos que as artes plásticas oferecem e como podem ser usadas.
·         Compreender e avaliar a importância da arte na historia do homem dentro do contexto histórico.
·         Conhecer o pensamento do artista e os valores de uma determinada época para entendermos o que o levou a produzir determinada obra.
·         Compreender valores que a verdadeira obra de arte transmite através do tempo e espaço.
·         Aprender a ver, a interpretar, a analisar, a comparar, falar ou transcrever sobre o que vêem, pensam e sentem.
·         Instrumentalizar o aluno para a vida para que toda a bagagem por ele adquirida favoreça o seu crescimento como individuo.
·         Favorecer a integração do aluno a seu meio, considerando o grupo como uma pequena fatia da sua sociedade, com valores culturais, religiosos e raciais diferenciados.
·         Valorizar e estimular o trabalho coletivo e o individual ao mesmo tempo.
·         Conservar e valorizar o material e equipamento individual e do grupo, pois todo material são as ferramentas para a criação e reprodução, sendo uma continuidade do próprio artista.
·         Inserir o aluno em um contexto mais humano, incentivando a solidariedade e a ajuda aos menos favorecidos, através de doações e trabalhos voluntários para o bem comum.
·         Tornar o aluno um profissional qualificado para exercer funções como monitor, colaborador, instrutor ou professor e artista profissional propriamente dito.


Objetivos Específicos


·         Analisar o que são as artes plásticas e seu uso na contemporaneidade.
·         Investigar os recursos visuais utilizados para a comunicação nas artes plásticas.
·         Compreender as formas e os objetivos sociais e lingüísticos principais para que são usadas as artes plásticas e em quais outros podem ser aplicadas.
·         Além de desenvolver as técnicas empregadas no curso, desenvolver uma visão mais abrangente e crítica do mundo e do meio em que vive e consequentemente reformulará uma estrutura superior de sua personalidade que lhe ajudará no convívio social e desenvolverá virtudes como a paciência e a tenacidade, indispensáveis para o desenvolvimento de qualquer atividade.
·         Criar imagens e objetos com intenção de comunicar e expressar idéias.
·         Entrar em contato com maior número possível de materiais, ferramentas e equipamentos no decorrer das etapas.
·         Valorizar a diversidade de trabalhos, estimulando soluções diferentes e diferenciadas.
·         Possibilitar o desenvolvimento do alfabeto visual, favorecendo ao aluno a ter um domínio sempre crescente, através de experiências acumuladas.
·         Oferecer ao aluno a utilização de um maior número de atividades ou procedimentos: desenho, pintura, colagem, modelagem, gravura e outros.
·         Adaptar as propostas sempre respeitando a faixa etária, o ritmo e a bagagem de cada aluno sem descriminação alguma.
·         Fazer da sala de aula, um espaço, de experimentação, de construção, de pesquisa, de criação e de troca de experiências.
·         Saber selecionar, eleger materiais e ferramentas adequadas para cada projeto.
·         Conhecer e explorar as propriedades e possibilidades expressivas inerentes a cada material, desde os tradicionais aos alternativos.
·         Propiciar vivências fora da sala de aula, ampliando os referenciais através de outros meios de apoio, como exposições, audiovisuais, livros, encontros, aulas de campo ou acampamentos e outros que venham ampliar a bagagem cultural do aluno.
·         Criar e perceber formas visuais nos espaços bidimensionais e tridimensionais.
·         Conhecer a diversidades de formas de arte assim como concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional.
·         Trabalhar os elementos básicos da linguagem visual: ponto, linha, plano, forma textura, volume, cor, luz, movimento, ritmo, espaço, traço e seus desdobramentos.
·         Trabalhar os procedimentos básicos da linguagem visual: desenho, pintura, colagem, construção, instalação, historia em quadrinhos, escultura, gravura, modelagem e outros.
PLANO DE TRABALHO

Serão ensinadas técnicas de esboço sombreamento e detalhes na arte-final do desenho e pintura a lápis e em tela a óleo, sendo na parte teórica e na prática com desenvolvimento de atividades e exercícios; técnicas de ampliação, anatomia humana e animal, natureza-morta, paisagens e cenários, e florais.

Metas
As principais metas são de formar profissionais de desenho e pintura e expor os seus trabalhos em galerias e comercializa-los para que o aluno possa tornar-se auto-suficiente como artista profissional. Também serão desenvolvidos estágios preparatórios para que o aluno se prepare para se tornar professor, onde o mesmo poderá atuar voluntariamente em comunidades menos favorecidas sob custódia de um orientador por tempo determinado, visando, assim, dar oportunidade a outras pessoas. Uma vez formado, o aluno se tornará professor apto a assumir e ministrar para uma turma, onde se cobrará uma taxa bastante acessível para qualquer indivíduo, seja ele de baixa renda ou não. Ainda será criado um sistema de cotas, onde se integrarão uma quantidade determinada de alunos bolsistas, que não tem condições de contribuir com as mensalidades mínimas. Serão lançadas também ofertas promocionais, como a de o aluno que ingressar dois alunos como dependentes do mesmo pagar apenas a metade das mensalidades e o aluno que ingressar quatro alunos tornar-se insento de mensalidades. É idealizado um número estipulado de 20 alunos por turma, sendo que caso exceda o número previsto é necessário haver um remanejamento de horários ou criação de novas turmas de acordo com o número de professores ou disponibilidade do local.

Metodologia e Estratégias de ação
As aulas serão divididas em duas partes: teoria e prática. Na primeira parte, os alunos receberão os procedimentos didáticos e técnicas através de apostilas e aulas expositivas para o desenvolvimento de seus trabalhos na prática; as aulas teóricas serão expostas de forma dinâmica com contextualização histórica e interdisciplinaridade com uma didática voltada diferenciadamente para as diversas faixas etárias; serão realizados exercícios de fixação e avaliações escritas, onde se estabelecerá uma média relativa de nota sete nas avaliações. Na parte prática, os alunos desenvolverão de forma progressiva as formas e técnicas que aprenderam na teoria para a criação e desenvolvimento em atividades práticas, na realização de obras de arte propriamente ditas, nesta etapa serão feitas avaliações periódicas das obras, somando-se as notas da teoria com as da prática.  Os alunos se basearão, na prática, em imagens de obras e figuras de outros artistas, apresentados em revistas e pastas de catálogo, para empregar as técnicas que aprenderam, criando seu próprio portfólio, para finalmente serem capazes de realizar suas próprias composições através de montagens, reproduções de fotos reais, imagens ao vivo, ou da própria imaginação com as técnicas que aprendeu.
Atividades
O curso será desenvolvido aos Sábados em dois turnos (manhã e tarde), nos horários de 08:00h as 12:00h e de 12:00h as 16:00h. Estes horários poderão ser ampliados ou modificados de acordo com as necessidades do curso e as disponibilidades da instituição, onde serão desenvolvidas as metodologias e registrado a carga horária de cada aluno de acordo com o grau de aproveitamento, gerando assim um equilíbrio individual e coletivo, onde o aluno terá um progresso e acompanhamento individual. O aluno que tiver um aproveitamento insuficiente necessitará de um acompanhamento maior, sendo prolongado o tempo mínimo da etapa em que se encontra até que o mesmo possa atingir a média de aproveitamento das atividades. Só poderá receber o certificado de conclusão referente à determinada etapa o aluno que a concluir com êxito e aproveitamento satisfatório a referida etapa de curso, da mesma forma, só será possível a realização de uma etapa mais avançada o aluno que for avaliado satisfatoriamente na etapa anterior.

Resultados e Impactos Esperados
A arte como fator indispensável do ser humano ajuda a desenvolver partes do cérebro humano que não são utilizados normalmente ou que apresentam desequilíbrios de seus hemisférios, desta forma ocasiona-se um equilíbrio e desenvolvimento dos coeficientes intelectuais e emocionais do indivíduo aumentando assim a percepção e a capacidade de avaliação e auto-avaliação, bem como aptidões como concentração, atenção e boas disposições em geral para o desenvolvimento de quaisquer atividades que causarão impactos favoráveis para o aproveitamento da disciplina ou de quaisquer disciplinas que se possa desenvolver. Busca-se assim uma transformação do individuo não apenas no grupo e sim em toda a sociedade como um agente transformador.
As artes plásticas, por serem muito abrangentes, englobam diversas matérias como a geografia, física e química, anatomia, matemática, linguagem em geral, teologia, sociologia, psicologia, filosofia, biologia, botânica, astronomia, simbologia etc.etc.etc., onde se encontram as bases de seu desenvolvimento que são toda a base do conhecimento humano refletidos através de suas experiências e comprovações práticas, tudo isso é reproduzido através da arte. Desta forma o aluno aprenderá a encontrar as bases em formas geométricas tridimensionais, bidimensionais ou unidimensionais, através do estudo de retas e ângulos; poderá dizer que “Uma imagem vale mais que mil palavras” e aprenderá a poesia e a literatura das imagens expostas nas coisas mais simples e aprenderá a ler e interpretar a mensagem que qualquer artista expõe em suas obras, o que para uns parece ser um simples quadro pode representar uma grande história.

Riscos e Dificuldades a Serem Enfrentadas

Como maior dificuldade no ensino pode-se destacar a evasão causada pela falta de persistência ou de interesse de determinados alunos. Porém o que realmente faz a diferença não é a quantidade e sim a qualidade dos alunos ingressados, onde apenas aqueles que definem seus próprios objetivos são capazes de perseverarem para concretizá-los. Assim, se elabora um sistema de fluxo contínuo de alunos com reposição através da divulgação.
Devido a diversidade de faixas etárias, de classes, etapas, etnias ou afinidades, pode haver preconceitos, bullins, desentendimentos ou desavenças entre os alunos cabendo ao instrutor, professor e orientador manter a ordem com as devidas orientações e esclarecimentos, tomando medidas enérgicas ou sanções, se for o caso, para que se possa haver harmonia e organização para se chegar ao objetivo principal do curso.
É necessário também o apoio e a colaboração de todas as partes envolvidas neste projeto, seja de apoio moral, material ou profissional, cuja carência de qualquer uma destas partes gera inevitavelmente resultados não satisfatórios e inconvenientes indesejáveis. Pode-se citar aqui um fator indispensável para o aproveitamento do aluno que é o lanche solicitado na instituição, sem o qual o aluno se torna impaciente e inquieto, com dificuldades de concentração e indisposição para as atividades, principalmente porque a maior parte dos alunos se trata de poder aquisitivo muito baixo,  com pais que possuem dificuldades financeiras. É necessário que haja pelo menos um lanche para os alunos em cada turno. Caso os professores ou instrutores necessitem passar o dia inteiro na instituição é necessário que a mesma forneça, se possível, uma refeição para os mesmos de acordo com as disponibilidades, para que não aja prejuízo de tempo ou transtornos em translado desnecessários.
Fatores individuais como a família, falta de dedicação do aluno, fatores  sociais diversos, falta de afinidades, desvalorização, indisciplina, e diversos outros fatores podem ocasionar e acarretar a evasão o descumprimento do aluno nas atividades e o prolongamento desnecessário do curso, devendo serem resolvidos da forma mais ética e equilibrada possível, havendo a conciliação, intervenção, orientação, sanção, ou qualquer atitude benéfica para o devido caso.


Material Didático a Ser Utilizado no Projeto
Cada aluno de desenho e pintura a lápis necessitará de folhas de papel ofício e de folhas de 60 kg A4, uma pasta de catálogo contendo 20 a 50 sacos, uma prancheta, lápis HB e 2B, borrão macio e flexível, quadro de horário horizontal, régua, estilete, e uma apostila. Destes materiais, são acrescentados apenas os lápis-de-cor para a pintura em lápis. A apostila deve ser providenciada e xerocada para disposição dos alunos. É necessária a elaboração e impressão das pastas de catálogo para o desenvolvimento do curso. Também se necessita de materiais de apoio, como pincéis para quadro branco, canetas esferográficas, apagador, álcool, folhas de ofício e impressões de exercícios, avaliações, lista de freqüência, controle de notas e mensalidades, e materiais de apoio não especificados. O material de pintura em tela será especificado a parte com o professor, devido ao seu número muito extenso e variável. Bolsistas possuem material diferenciado.

 Pensamento Artístico e os Conteúdos
O conteúdo é adquirido pelo aluno e construído em etapas durante seu crescimento no curso. É desenvolvendo, relacionando e aprofundando estes conteúdos, que o aluno vai construindo seu pensamento artístico. Os trabalhos feitos pelos alunos vão ao longo do desenvolvimento se transformando, de acordo com as condições que cada um apresenta em concretizá-las. Sempre respeitando a faixa etária, condição social, ritmo e sua bagagem cultural.
Estes conteúdos são norteados por três áreas de estudos:

1. O Fazer Artístico:
Toda a produção de imagens e objetos confeccionados através da manipulação de materiais e ferramentas (técnicas e processo)
2. A História da Arte:
·   Momento histórico, a cultura regional, nacional e internacional.
·    Os estilos, movimentos, artistas reconhecidos e valorizados.
·    A preservação da obra como importância cultural, social e política.
·    O local de origem da obra de arte, onde ela mora hoje (acervo e museu).
3. O olhar e o senso crítico:
·               Aprender a olhar, observar, refletir, perceber, analisar, comparar e avaliar todo o trabalho realizado pelos artistas, assim como feito pelos próprios alunos, sejam eles crianças, jovens, adultos e idosos ou mesmo por indivíduos com necessidades especiais.
·                     Valorizar sua qualidade estética, descobrir suas mensagens e seus significados, compreendendo assim a sua intenção.


Taxa de Inscrição e Mensalidades
O valor de cada etapa dos cursos será cobrado de forma individual sendo de R$15,00 e 2kg de alimentos não perecíveis para o curso de desenho; R$20,00 e dois kg de alimentos para o curso de pintura a lápis e de R$25,00 e 2kg de alimentos para o curso de pintura em tela a óleo.

CRONOGRAMA


A duração de cada curso é de forma indeterminada e vai desde o ingresso do aluno no curso até a obtenção de avaliações satisfatórias, sendo que o tempo é medido pelo progresso do aluno. Contudo se é preestabelecido um tempo mínimo de duração, sendo de seis meses mínimos para o curso de Desenho e seis meses para o curso de pintura a lápis e um ano para a pintura em tela. O estágio preparatório como instrutor é de seis meses completos e o tempo como professor é indeterminado, sendo este de acordo com as disposições do mesmo, da instituição e do coordenador.

Alunos do Curso de Desenho

A arte à imagem do artista!

Participe do Curso De Desenho e Pintura!


O Curso é dividido em três etapas:
Desenho: básico / avançado, de duração de seis meses cada um, a uma taxa mensal de R$15,00 e dois quilos de alimentos;
Pintura a Lápis: de duração de seis meses a uma taxa de R$20,00 e dois quilos de alimentos;
Pintura em Tela: duração de 12 meses, taxa mensal de R$25,00 e dois quilos de alimentos.
A inscrição é o pagamento do primeiro mês. Entrega de certificados no final de cada etapa. Ao concluir a primeira etapa o aluno poderá fazer estágio para se tornar professor.
Atenção! Oferta promocional: levando duas pessoas para se matricularem você paga só a metade, e levando quatro você não paga nada. Promoção válida enquanto os matriculados permanecerem no curso ou forem renovados!
Horários: Sábados de 8:00h às 12:00h ou de 12:00h às 16:00h.
Material de desenho: prancheta, lápis 2b e HB, borrão macio e flexível, folhas de ofício, pasta de catálogo, quadro de horário horizontal, estilete e régua. A apostila é fornecida no local do curso.
Local: LAFA - Lar Assistencial Francisco de Assis – Juazeiro do Norte-CE. Rua Abel Sobreira 407, Bairro Pirajá. Próximo a Gigi Tecidoscidos.
Telefones: - (88)8848-1983 (88)9695-3154 (88)3511-7091 (88)9441-9804
Em@il: nato_perlau@hotmail.com
geriomphoenix@gmail.com

Video com Alguns alunos

Esta é uma pequena introdução de alguns trabalhos realizados. Participe do nosso Curso de Desenho e Pintura ou adquira uma de nossas pinturas. O endereço se encontra no cartaz postado.